9 de maio de 2025
Inteligência artificial generativa: ética e responsabilidade
Como aproveitar todo o potencial da tecnologia na educação para enriquecer o aprendizado. Segundo pesquisa global da Unesco, realizada com mais de 450 escolas e universidades, menos de 10% das instituições de ensino têm políticas institucionais e/ou diretrizes formais sobre o uso de aplicações de inteligência artificial generativa, sobretudo por conta da falta de regulamentações nacionais. [...]
Ler mais >
8 de maio de 2025
Tinkering: a abordagem criativa que transforma salas de aula
Imagine uma aula em que o erro é bem-vindo, os caminhos não são lineares e a curiosidade dos estudantes conduz a aprendizagem. Essa é a proposta do Tinkering, uma abordagem pedagógica que pode ser traduzida como “pensar com as mãos” e que ganha cada vez mais espaço nas discussões sobre metodologias inovadoras. O que é [...]
Ler mais >
1 de maio de 2025
Como usar a COP 30 para ensinar educação ambiental?
Em 2025, o Brasil sediará a COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém, no Pará. Para educadores, esse evento representa uma oportunidade histórica de integrar debates globais à prática pedagógica local, fortalecendo a educação ambiental nas escolas de forma concreta, interdisciplinar e conectada à realidade dos alunos. [...]
Ler mais >
24 de abril de 2025
Calendário do Enem e vestibulares 2025: todas as datas em um só lugar
Se você é professor ou estudante do Ensino Médio, sabe que acompanhar a agenda do vestibular é tão importante quanto estudar os conteúdos exigidos. A preparação para o Enem e os principais vestibulares do país já começou e perder prazos pode custar caro. Aqui você encontra uma ferramenta de consulta: um espaço para acompanhar os [...]
Ler mais >
17 de abril de 2025
Por que adotar a educação empreendedora nas escolas?
Iniciativa, criatividade, resiliência, empatia e pensamento crítico: essas são apenas algumas das habilidades que os estudantes desenvolvem quando têm acesso a educação empreendedora. Muito além da criação de negócios, ensinar empreendedorismo na escola é uma maneira de preparar os jovens para lidar com os desafios do presente e construir soluções para o futuro. Com a crescente [...]
Ler mais >
10 de abril de 2025
Metodologias ativas reduzem o conteúdo escolar? Descubra o que a prática revela
A resistência de algumas escolas às metodologias ativas de aprendizagem ainda é grande e, na maioria das vezes, nasce de um temor recorrente: o de que essas práticas, centradas no protagonismo do aluno, reduzem a quantidade e a profundidade dos conteúdos trabalhados. Mas será que essa ideia se sustenta quando olhamos para as evidências? Neste [...]
Ler mais >