8 de junho de 2021
O que é o método fônico de alfabetização?
A Política Nacional de Alfabetização (PNA), decretada em abril de 2019, tem como foco implantar uma metodologia de alfabetização baseada no que o documento denomina de “evidência científica”. A orientação é que sejam seguidos os estudos da ciência cognitiva da leitura, com foco no método fônico. Saiba mais: A importância da formação do professor na [...]
Ler mais >
31 de maio de 2021
Corporeidade – quando o corpo fala (e escuta)
Para apresentar o livro seis da coleção InterAção Linguagens, iniciaremos com uma afirmação: somos seres corporais. Falamos porque temos língua, pensamos porque temos cérebro, escrevemos porque temos mãos e, em alguns casos, pés. Pois bem, língua, cérebro, mãos e pés são partes do corpo, são órgãos corporais. Logo, existimos e estamos aqui conversando, estudando, refletindo [...]
Ler mais >
28 de maio de 2021
Um percurso metodológico
O material que abre os livros da coleção InterAção Linguagens (obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 2) traz uma proposta reflexiva e é construído especificamente para você, professor(a): “Um percurso metodológico” Por que “Um” percurso metodológico? Porque existem muitas possibilidades para mediar situações de aprendizagens diante da diversidade presente em [...]
Ler mais >
26 de maio de 2021
Linguagens e suas tecnologias: tecendo conexões e dialogando com o mundo
O livro Eu, tecnológico, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, apresenta alternativas que têm como objetivo construir, em conjunto com os professores, propostas pedagógicas que atendam, a partir do campo das Linguagens e suas tecnologias, às competências e habilidades fundamentais no âmbito do Novo Ensino Médio. Ao longo de 2020 e 2021, com a [...]
Ler mais >
21 de maio de 2021
As múltiplas naturezas da diversidade aplicadas ao Ensino Médio
O livro Diversidade: quem é você no mundo?, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, foi escrito pensando em como os educadores irão construir seu caminho pedagógico de acordo com o Novo Ensino Médio que, desde 2017, uniu diversas disciplinas: Artes (compreendendo artes visuais, teatro, música e dança), Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. [...]
Ler mais >
20 de maio de 2021
Ensino Médio e a identidade singular e plural dos estudantes
O livro Identidade – ser singular e plural, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, foi escrito pensando em como os educadores irão construir seu caminho pedagógico de acordo com o Novo Ensino Médio que, desde 2017, uniu diversas disciplinas: Artes (compreendendo artes visuais, teatro, música e dança), Língua Portuguesa e Educação Física. Por mais [...]
Ler mais >