21 de setembro de 2020
Educação para paz: como a escola pode colaborar?
Dia 21 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Paz. Este ano, a Assembleia Geral da ONU declarou a data como dedicada ao fortalecimento dos ideais de paz, através da observância de 24 horas de não violência e cessar-fogo. O tema escolhido para 2020 foi “Moldar a Paz Juntos” e, considerando a luta contra o [...]
Ler mais >
8 de setembro de 2020
Volta às aulas presenciais requer atenção à educação inclusiva
A educação inclusiva deve ser uma meta para qualquer época, mas nesta volta às aulas presenciais merece especial atenção. Estudantes com deficiência têm o direito de um retorno adequado, como os demais jovens. É notório que a repentina transformação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe impactos severos a todos, especialmente às pessoas socialmente mais vulneráveis. Se [...]
Ler mais >
1 de setembro de 2020
Gestão escolar: dicas para voltar a crescer
Toda transformação social deixa sequelas por onde passa, é só observar a história mundial para ter certeza disso. Portanto, com a crise ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), a tendência é que não seja diferente. Após tudo o que ocorreu este ano, é esperado que em uma volta às aulas as escolas nunca mais retornem ao que eram [...]
Ler mais >
28 de agosto de 2020
PNLD 2021: Projetos Integradores para uma sala de aula mais criativa
O Objeto 1, do PNLD 2021, traz as obras didáticas de Projetos Integradores como um dos itens a ser escolhido para distribuição nas escolas aos estudantes e professores do Ensino Médio. O Projeto Integrador tem como objetivo contemplar a integração das áreas do conhecimento e trazer uma aprendizagem mais significativa. Para isso, cada livro trará seis projetos. Quatro deles devem [...]
Ler mais >
26 de agosto de 2020
Como desenvolver competências e habilidades do século XXI usando o Projeto de Vida?
Em uma sociedade cada vez mais conectada e exigente, quais são as competências e habilidades para o século XXI, que o dia a dia cobrará dos estudantes? Criatividade e capacidade de trabalhar em equipe? Pensamento crítico e liderança? Domínio das tecnologias digitais? Para a UNESCO (2015, p.15), essas competências devem visar empoderar estudantes “para que eles [...]
Ler mais >
24 de agosto de 2020
O desafio de promover a integração do conhecimento com o protagonismo juvenil na escola
Em 2019, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostraram que 11,8% dos jovens da faixa etária do Ensino Médio estavam fora da escola. O número representa 1,1 milhão de pessoas. Essa evasão não tem uma causa única, mas perpassa assuntos como currículo desinteressante, processos desatualizados e falta de incentivo à formação [...]
Ler mais >