Podcast Arco 43

Arco43 #74 | O planejamento na Educação Infantil: experiências múltiplas

Criança precisa de quê? Se você pensou em “brincar”, você acertou, e se você respondeu “educação”, também! Mas e como realizar um planejamento educacional abordando a ludicidade do ensino para as crianças? Vamos dificultar mais um pouco e perguntar: como planejar uma proposta que aborda múltiplos campos de experiências da Educação Infantil? É sobre isso que falaremos hoje, no Arco43 Podcast.

Para responder a estas perguntas Marcos Keller Regiane Taveira recebem Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!

 

Convidados:

Joyce Menasce Rosset: Mestre em Formação de Formadores pela PUC, especialista em Educação de crianças de 0 a 3 anos e em Cognição e sociocultura – educação em valores humanos   Formadora de profissionais da Educação Infantil e Gestora de projetos sociais. Coautora do blog “Tempo de Creche” e de livros voltados à prática pedagógica na Educação Infantil.

Rogério de Melo MoraisDiretor Executivo PIPA; Administrador e Especialista em Gestão Educacional; Pós-graduando pelo Master em Liderança e Gestão Pública do CLP; Ex-Secretário Executivo e Conselheiro Municipal de Educação do Recife de 2013 a 2019; Ex-Secretário Executivo para Primeira Infância do Recife 2019 – 2020. Colunista de Educação do Qedu e Rádio CBN Recife.

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

O X da Questão #18 – Ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?

#XdaQuestão de hoje é: ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?

Você que está aqui, lendo esta legenda, por acaso, abriu um dicionário impresso e buscou a palavra “basculho”, quando ela ficou em alta há algumas semanas? Em tempos de buscas ágeis no celular, será que o bom e velho “pai dos burros” ainda tem um papel a desempenhar nas mãos dos estudantes?

 

Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller em um novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!

 

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #73 | Volta às aulas presenciais para pessoas com deficiência

Independente do momento complicado que passamos, as pessoas com deficiência (assim como qualquer cidadão) têm o direito à informaçãosaúde educação de qualidade e, portanto, é preciso envolver estudantes, educadores, famílias, diretores e gestores de escolas a fim de disponibilizar meios para que a educação e a segurança sanitária dos estudantes com deficiência seja garantida. Neste programa discutimos o eventual retorno às aulas presenciais para pessoas com deficiência: viabilidade, acolhimento, protocolos, ensino híbrido e reflexões deste último ano sobre o papel de cada um para melhorar a educação inclusiva e não deixar nenhum estudante para trás.

Para responder a esta pergunta Marcos Keller Regiane Taveira recebem Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!

 

Convidados:

Liliane Garcez: Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade; e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República. Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na cidade de São Paulo.

Camila Domingues Ferreira: Camila Domingues Ferreira é Pedagoga com pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Ludopedagogia, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial com ênfase em Deficiência visual. Atua no Atendimento Educacional  Especializado e é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Francisco Morato.

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #72 | Educação Midiática: o letramento digital na formação do estudante

Todo mundo produz e consome conteúdo, mas o excesso de informações é um desafio ao senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? Não basta ler o que chega às nossas mãos. Por isso, a principal preocupação atualmente é instrumentalizar o estudante para que ele saiba acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos. E é disso que se trata a Educação Midiática, tema de hoje do Arco43 Podcast.

Para responder a esta pergunta Marcos Keller Regiane Taveira recebem Marta Relvas e Paulo Rota no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!

 

Convidados:

Patricia Blanco: Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi durante três anos Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR; membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, conselheira titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro colaborador da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP. É organizadora de diversos livros, entre eles, o Liberdade de Expressão – Questões da Atualidade (2019) e o Avanços e Desafios da Liberdade de Expressão – 10 anos de Palavra Aberta, lançado em junho de 2020.

Mônica Gouvêa: Socióloga, Psicóloga e Mestre em Educação, atua na área pedagógica há 28 anos. Trabalhou como professora e coordenadora de escolas da cidade de São Paulo e foi formadora de professores e gestores da rede pública de ensino. Desde 2014 é Diretora Educacional da editora Magia de Ler, que edita o Jornal Joca. Em 2020 organizou o material Educação Midiática para crianças e jovens, publicação que está disponível para download gratuito no Portal Joca.

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Patricia Blanco e Mônica Gouvêa:
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

O X da Questão #17 – O que define uma boa escola?

#XdaQuestão de hoje é: O que define uma boa escola?

Afinal, como saber se uma instituição é boa ou não? Pontuações em rankings? Estudantes nota 10 que passam em todos os vestibulares? Ótimos professores? Uma política de acolhimento ao jovem? Qual é o objetivo da escola?

 

Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller!

 

Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >

Arco43 #71 | Volta às aulas: como trabalhar as competências socioemocionais dos professores

O retorno às atividades presenciais demandará muito cuidado das instituições e principalmente dos professores. Além dos protocolos sanitários, será preciso definir estratégias de nivelamento do aprendizado dos estudantes para a retomada e, principalmente, de acolhimento. Porém, os educadores também passaram por momentos de insegurança e incerteza. Como trabalhar as competências socioemocionais com eles pode auxiliá-los no retorno?

Para responder a esta pergunta Marcos Keller Regiane Taveira recebem Marta Relvas e Paulo Rota no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!

 

Convidados:

Marta Relvas: Professora, Bióloga, Phd em Educação, Doutora e Mestre em Psicanálise e Neuroanatomia, especialista em Bioética aplicada e Psicopedagoga. Lançou recentemente, pela Editora do Brasil, o livro Neurociências de Bolso – A contribuição das Neurociências para o processo da aprendizagem escolar

Paulo Rota: Bacharel e licenciado em História (PUC- SP), Mestre em Tecnologia e Educação no TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital- PUC-SP); Pós-graduação  em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica(Universidade Veiga de Almeida); Autor de livros: Projeto de vida, Projetos Integradores e Formação de professores. Professor, coordenador e gestor escolar da Educação Básica. Coordenador e autor de materiais didáticos em Educação Integral e desenvolvimento de competências socioemocionais. Consultor de Currículo e Educação Integral de Secretarias de Educação e de organizações da sociedade civil. Colaborador do MEC dos Referenciais Curriculares para elaboração de Itinerários Formativos.

 

Arco43 Podcast

  • Apresentação: Marcos Keller
  • Comentarista: Regiane Taveira
  • Convidados: Marta Relvas e Paulo Rota
  • Produção e Execução: Agência Bowie
  • Coordenação do Projeto: Livia Garcia

Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A

Ler mais >
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.